A Secretaria de Esportes do Ceará está planejando a implantação de equipamento de biometria facial na Arena Castelão, em Fortaleza, e na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri.
Siga o Poder News no Instagram.
Informação foi confirmada em reunião na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, organizada na última semana.
Segundo a pasta, a tecnologia deve ser instalada até junho de 2025. O objetivo é tornar o acesso de torcedores mais seguro em partidas e eventos sediados nas praças esportivas.
A medida corresponde à agenda do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) a favor da implantação da tecnologia em estádios com capacidade igual ou superior a 20 mil visitantes.
A política de segurança também é prevista na Lei Geral do Esporte.
Segundo o promotor de Justiça Edvando França, Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), a ação coibe a prática do cambismo, venda informal de ingressos, além de proibir o acesso e identificar torcedores envolvidos em crimes.
Ainda, segundo o promotor, é preciso que Estado e Município reduzam a burocracia e façam a entrega do benefício, visto que após junho de 2025, a Arena Castelão e o Romeirão não poderão ser usados sem a biometria facial.