O período de fortes chuvas afetou drasticamente a vida de centenas de famílias em Santa Quitéria, no norte do estado.
Siga o Poder News no Instagram.
Por consequência da quadra invernosa, Rio Jacurutu sangrou nesta terça-feira, 27, e provocou enchentes pela cidade.
Pontos de alagamentos foram registrados em residências, comércios, fábricas, vias e pontes, como as que ligam os bairros Flores e Pereiros e Piracicaba ao Pereiros.
De acordo com a Prefeitura, 150 famílias ficaram desabrigadas.
A previsão é de que o rio receba mais água nas próximas horas, elevando o nível – o maior já visto desde 1996.
Somente neste mês, o município já acumulou mais de 476.5 milímetros de chuva. Autoridades e habitantes estão em alerta para cheias em outras partes vulneráveis da cidade.
O bairro Cinzas é uma das regiões mais afetadas pelas enchentes.
Resposta
Ainda, nesta terça-feira, 27, o governador Elmano de Freitas (PT), ausente para tratamento de saúde em São Paulo, solicitou medidas urgentes para salvaguardar a população de Santa Quitéria.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão na cidade auxiliando aos moradores atingidos pelas cheias. A Proteção Social do Estado também enviou profissionais para prestar apoio à população.
No segundo dia de operações, agentes da Defesa Civil e dos Bombeiros realizaram visitas aos pontos mais alagados da cidade. Além disso, equipe fez ações para impedir rompimento de barragens aos arredores.
Pela tarde, equipes fizeram visita ao distrito de Macaraú, ilhado pela enchente, para avaliar quais ações emergenciais serão executadas.
Ações
Desde o ocorrido, a Prefeitura disponibilizou o Ginásio Poliesportivo do município para abrigar as famílias atingidas.
Nesta quarta-feira, 28, a gestão entregou alimentos, kits de higiene e água potável para a população.
Equipes da infraestrutura e da ação social também foram acionadas para atuar em conjunto e minimizar o sofrimento do quiterienses.
“A Prefeitura reforça seu compromisso em continuar apoiando as famílias afetadas e em tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos. A solidariedade e união da comunidade são fundamentais para superar os desafios causados pelas chuvas”, afirmou nota da Prefeitura, em redes sociais.