Janaína Farias (PT), suplente à senadora e pré-candidata à Prefeitura de Crateús, no sertão central, deve substituir Augusta Brito (PT) no Senado, a partir desta sexta-feira, 1º.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo assessoria, Augusta Brito pediu licença de 120 dias do cargo “para cuidar de assuntos no Estado junto aos municípios cearenses”.
Ambas as correligionárias são suplentes do senador eleito e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que atualmente dirige o Ministério da Educação (MEC) no governo Lula.
Janaína é secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. Além disso, atuou durante os dois governos de Camilo Santana no Ceará, entre 2015 e 2022.
Sua atuação de destaque conquistou a confiança de Camilo, tornando-a aliada importante do líder.
No Congresso Nacional, espera-se que Janaína defenda pautas na frente da educação, como a aprovação do Novo Ensino Médio (NEM), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE).
Movimentação política
Nos bastidores, levanta-se a hipótese de que Augusta Brito mude seu domicílio eleitoral do município de Graça, onde se elegeu prefeita para dois mandatos (2004 e 2008), para Fortaleza.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a transferência é permitida até o dia 8 de maio.
Para obter a aprovação, o eleitor precisa declarar residência superior a três meses no município escolhido, além de não ter realizado pedido anterior e estar quite – sem pendências – com a Justiça Eleitoral.
Se aceita, a alteração tornaria Augusta Brito apta a se candidatar à Prefeitura de Fortaleza, bem como contribuir na decisão do pleito nas urnas.
No entanto, informação não foi confirmada pela parlamentar até o momento.
Para a disputa na prefeitura da Capital, o PT conta com cinco pré-candidatos: o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão; os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o ex-deputado federal e assessor governamental, Artur Bruno.