O senador Eduardo Girão (NOVO-CE), apresentou, na semana passada requerimento que convida o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, a visitar o Brasil.
Siga o Poder News no Instagram.
O pedido foi subscrito por outros nove senadores da república.
Como membro da Comissão de Relações Exteriores, Girão citou que a visita dará equilíbrio aos fatos que cercam a atual conjuntura diplomática entre Brasil e Ucrânia.
Segundo o parlamentar, A Ucrânia tem enfrentado dificuldade em estabelecer relações com Brasil.
Para isso, Girão apontou a morosidade do governo brasileiro em convidar o presidente e o chanceler ucraniano, Dmitry Kuleba, para visitar o País.
Segundo ele, a vinda da autoridade é negociada há seis meses e ainda não foi concretizada, mesmo diante contato frequente com o Ministério das Relações Exteriores.
O chanceler russo Sergei Lavrov já teria sido recebido duas vezes pelo governo Lula.
Cobrado pelo Senado, o Itamaraty afirma que o Brasil exerceu uma posição neutra diante o conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado há dois anos.
Eduardo Girão expressou formalmente pedido de desculpa ao povo ucraniano pelo que ele considera ser um “erro diplomático do atual governo”.
“O Governo Lula vem abertamente abrindo mão do histórico de neutralidade e pacificação da diplomacia brasileira. É flagrante quando vemos a desproporcionalidade da atenção conferida aos representantes de Rússia e Ucrânia.”, destacou o senador da república.