O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, nesta segunda-feira, 4, a demolição imediata do histórico Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema.
Siga o Poder News no Instagram.
“A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali”, declarou o Prefeito.
A gestão revela que deve gastar com a demolição cerca de R$1,7 milhão.
Após o processo, Prefeitura cobrará ressarcimentos dos proprietários do empreendimento. Até a quitação da dívida o terreno pertence ao município.
Abandonado há anos e em aparente degradação, o espaço havia se tornado moradia para pessoas em situação de rua.
Sobre essa situação, o Prefeito afirmou que o prédio foi desocupada e cerca de 16 pessoas estão sendo acompanhadas pela Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
Na manhã, desta terça-feira, 5, equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) isolaram a área para garantir o início das obras sem intercorrências.
A obra integra plano de requalificação da Praia de Iracema, iniciado no final de janeiro deste ano. Segundo a Prefeitura, obras estão em ritmo avançado.
Próximo ao prédio, a gestão deve executar obras de pavimentação.
“Um serviço que vai fortalecer ainda mais o turismo, estimular o empreendedorismo, proporcionar lazer para moradores da região e de toda a Cidade. E não há qualquer cabimento em fazer uma requalificação como essa para atrair mais pessoas para aquela área e manter uma edificação que coloque em risco a vida dos trabalhadores e dos visitantes“, finalizou o Prefeito.
O Edifício São Pedro foi inaugurado em 1951, sendo a primeira edificação com mais de três andares na Capital. Inicialmente funcionou como o Iracema Plaza Hotel, tornando uma opção luxuosa para lazer de boêmios e turistas – essa característica rendeu a alcunha de “Copacabana Palace Cearense”.
Detalhes da obra
Em entrevista ao O POVO, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, afirmou que laudos técnicos apontaram que não havia mais possibilidade de restauração ou tombamento do Edifício São Pedro.
A deliberação ocorreu ainda nesta segunda, 4. Os serviços de demolição já iniciaram nesta terça-feira, 5, e devem durar 90 dias.
Neste primeiro momento, a pasta afirmou que equipamentos estão sendo mobilizados para o escoramento dos primeiros pavimentos do prédio.
Só após o nivelamento e a constatação de segurança na obra, começará a desmontagem do prédio.
Os entulhos serão amontoados em terreno próximo e destinados para usina de reciclagem.