
O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira, 6, programa para reforçar a segurança de 180 paradas de ônibus.
Siga o Poder News no Instagram.
A ação será comandada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Em períodos de maior movimentação, como o horário da manhã e início da noite, agentes estarão fazendo policiamento em viaturas, ciclopatrulhamento e motopatrulhamento.
Os locais mapeados foram escolhidos conforme estatísticas apresentadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), o projeto garante segurança para o trabalhador ir e vir do seu trabalho, reduzindo potenciais roubos e crimes violentos.
“Tenho certeza que o trabalho que iremos iniciar hoje vai impactar a vida dos nossos cearenses. Não é certo com o cidadão que sai cedo de casa para trabalhar andar com medo de ser assaltado. Nós temos força de segurança para agir no flagrante, para prender o criminoso, mas também para dar a sensação para a sociedade para ela se sentir segura. Podem ter certeza que a chegada da nossa polícia nas paradas de ônibus vai passar tranquilidade para os trabalhadores”, afirmou o mandatário, em sua primeira aparição pública após afastamento para tratar pneumonia.
Após avaliação dos resultados iniciais, o Estado projeta expandir o programa a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ainda devem ser implementados em mais paradas os equipamentos de videomonitoramento e reconhecimento facial para facilitar detecção de criminosos.
“Esse Programa será permanente, sem previsão para término, sempre prezando pelo bem estar dos cearenses. Esse trabalho é fruto de uma troca de informações de dados entre o sistema de segurança e outras áreas relacionadas”, pontuou Samuel Elânio, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.