
O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira, 6, mutirão voltado à empregabilidade das mulheres, no Centro, em Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
A iniciativa foi articulada pela Secretaria das Mulheres, a Secretaria do Trabalho e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Na força-tarefa, foram destinadas 700 vagas exclusivas para mulheres em diversas ocupações e setores.
Também foram ofertados serviços de beleza, saúde, encaminhamento para qualificação e palestra de orientação para trabalhadoras autônomas.
Empresas parceiras e a equipe Ceará Credi Mulher também fizeram atendimento no IDT do Centro.
Ação integrada perdurará até esta sexta-feira, 8, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Presente no lançamento, a vice-governadora Jade Romero (MDB) destacou ações que tem sido feitas para fomentar a auatonomia financeiras das mulheres no Ceará.
“Tem vagas para comércio, serviços e saúde, além de palestras para as que desejam ser autônomas. Também estamos fortalecendo o Ceará Credi Mulher, porque nós sabemos que muitas mulheres têm dificuldade de acesso ao mercado de trabalho formal em razão da jornada dedicada ao trabalho do cuidado. O empreendedorismo é uma porta de saída para a independência econômica das nossas mulheres”, defende.
Discriminação
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) demonstra que a taxa de desemprego é maior entre mulheres que em homens.
No quarto trimestre do ano passado, 10,5% do público feminino estava desempregado ante 8,7% do masculino.
Ainda, a discrição se perpetua na oferta de vagas. Em 2023, somente 38% das oportunidades eram para mulheres, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).