A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira, 6, o projeto de lei que concede o título de cidadania cearense ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin.
Siga o Poder News no Instagram.
O projeto é assinado pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Juliana Lucena (PT) juntamente com o deputado Marcos Sobreira (PDT). O vice-presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT) subscreve a proposta.
Juliana destaca que Zanin ganhou visibilidade nacional enquanto jurista, quando representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o período em que este foi preso político.
“Hoje, ele [Zanin] abrilhanta o Supremo Tribunal Federal com sua competência e zelo. Zanin foi e é muito importante para a defesa da democracia, e o Ceará reconhece seu valor”, justifica a deputada.
A parlamentar ressalta um caso recente que passou pelas mãos do homenageado.
O fornecimento do remédio Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, a uma menina de 2 anos, do Ceará, com atrofia muscular espinhal (AME).
“Foi do ministro que partiu a decisão, fortalecendo o respeito e cumprimento aos direitos fundamentais da maior grandeza, que são os direitos à vida e à saúde de uma criança”, reforça Lucena.
Perfil do homenageado
Zanin é natural de Piracicaba, no interior de São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.
Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2023.
Suas vitórias na defesa de Lula o projetaram como um dos principais nomes da advocacia brasileira na atualidade.