O Ceará é o 1º Estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental e o 12º do Brasil neste quesito, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2023.
Siga o Poder News no Instagram.
A pesquisa foi elaborada em 2023 pelo Centro de Liderança Pública (CPL) para orientar no planejamento, organização e execução de políticas públicas sobre bem-estar e ecologia no País.
O ranking estabelece o comparativo entre os 27 entes federados e tem como base 10 pilares temáticos, sendo um deles a Sustentabilidade Ambiental.
“Nosso objetivo é avançar cada vez mais e consolidar nosso Estado como uma referência nacional na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável”, afirma Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima,
No pilar Sustentabilidade Ambiental são avaliados 13 itens: Emissões de CO2, Serviços Urbanos, Destinação do Lixo, Tratamento de Esgoto, Perda de Água, Reciclagem de Lixo, Coleta Seletiva de Lixo, Desmatamento, Velocidade do Desmatamento, Recuperação de Áreas Degradadas, Transparência das Ações de Combate ao Desmatamento, Preservação da Vegetação pelos Imóveis Rurais e Vegetação Nativa nos Imóveis Rurais.
O estudo alerta que o padrão de desenvolvimento econômico de longo prazo pode estar comprometido em função de restrições ambientais severas.
Para os pesquisadores, o Estado tem papel fundamental no desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável para a população brasileira.
Com informações do Governo do Estado