Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu

Março Amarelo: entenda a importância do diagnóstico da endometriose

Poder News 7 de março de 2024
Quando não tratada, doença pode vir a inviabilizar gravidez / Foto/Divulgação

O Março Amarelo representa um período dedicado à conscientização, diagnóstico e tratamento da endometriose, que afeta mulheres do mundo todo.

Siga o Poder News no Instagram.

A endometriose ocorre devido ao crescimento inadequado do endométrio, tecido que reveste a parte interior do útero.

Quando não tratada pode causar graves problemas, dentre eles, a dificuldades para engravidar.

“Isso acarreta uma série de sintomas dolorosos para o corpo e para alma da mulher. São consequências significativas na qualidade de vida e dos sonhos dessas pacientes”, informou o diretor técnico do Grupo Sollirium, Evangelista Torquato.

O principal propósito do Março Amarelo é aumentar a consciência sobre a endometriose, educando o público em geral, profissionais de saúde e pacientes sobre essa condição frequentemente subestimada e mal compreendida.

“Disseminar informações precisas e atualizadas sobre endometriose, abordando sintomas, diagnóstico, tratamento e gestão da condição, capacitando as mulheres a compreenderem melhor sua saúde reprodutiva e a buscar o suporte necessário”, continuou o profissional.

Em seguida, promover a defesa pelos direitos das mulheres com endometriose, incluindo acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade, pesquisa e recursos apropriados para diagnosticar, tratar e apoiar pacientes com essa condição.

“Oferecer suporte emocional, social e prático às mulheres que vivem com endometriose, bem como às suas famílias e rede de apoio, combatendo o estigma, a solidão e os desafios enfrentados por quem convive com essa condição e, estimular avanços na pesquisa sobre endometriose, com o objetivo de aprofundar a compreensão de suas causas, mecanismos subjacentes e desenvolvimento de novas opções de tratamento e gestão da condição”, detalhou Evangelista.

Fique de olho
De acordo com o médico, os sintomas mais comuns da endometriose são: dor pélvica crônica, dor menstrual intensa ou dor durante a relação sexual e dor ao urinar ou defecar – especialmente durante o período menstrual.

“Sangramento menstrual anormal, incluindo sangramento excessivo, irregularidades menstruais ou sangramento entre os períodos e infertilidade, sendo a endometriose uma das principais causas de infertilidade em mulheres complementam a lista”, pontuou.

Para reconhecer esses sintomas e buscar um diagnóstico precoce, as mulheres devem estar atentas aos sinais que seus corpos manifestam e consultar um médico se estiverem sentindo algum dos sintomas mencionados.

É preciso comunicar claramente os sintomas ao médico. O diagnóstico precoce pode auxiliar no controle dos problemas, na prevenção de complicações e na melhoria da qualidade de vida das mulheres com endometriose.

Diversos recursos e iniciativas estão disponíveis para fornecer suporte e orientação às mulheres que vivem com endometriose durante o Março Amarelo, esclareceu o doutor.

“A Associação Brasileira de Endometriose oferece suporte, informações e recursos para mulheres no Brasil que vivem com endometriose. Se informem e ajudem quem passa por isso”, finalizou.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: A cada 24 horas, oito mulheres sofrem violência no Brasil
Next: Ceará é o 1º Estado do NE em Sustentabilidade Ambiental
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.