Nos últimos meses, três postos de combustíveis, em Fortaleza, tiveram bombas lacradas devido à comercialização de gasolina adulterada – combustível com quantidade de etanol acima do permitido.
Siga o Poder News no Instagram.
Para ter mais segurança na hora de abastecer, o Sindipostos-CE lembra que os condutores têm direito a pedir o teste de qualidade da gasolina.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) permite que seja adicionada ao litro de gasolina uma porcentagem que varia entre 26% e 28% de etanol anidro.
De acordo com Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos, o teste serve para o cliente identificar se essa norma está sendo seguida.
“O teste é feito da seguinte forma: em um recipiente é coletado 1 litro de gasolina, e em uma proveta de 100 ml é coletado 50 ml do mesmo combustível e adicionado, em seguida, 50 ml de água desmineralizada para realizar a mistura. A água não consegue misturar com a gasolina, mas ela vai se unir ao etanol anidro, possibilitando a visualização exata da sua quantidade no combustível”, detalha o assessor.
O posto de combustível é obrigado por Lei a fazer o teste de qualidade, a pedido do cliente.
O estabelecimento flagrado com combustível falsificado será punido com a apreensão do produto, a suspensão temporária de funcionamento, o cancelamento de registro.
Além disso, o proprietários pagam multa que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões.