
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta segunda-feira, 11, que o presidente Lula não pediu para adiar a distribuição de dividendos – parcela de lucro – aos acionistas.
Siga o Poder News no Instagram.
A declaração foi dada nesta manhã em entrevista à Globo News.
“O presidente não deu nenhuma ordem sobre a questão dos dividendos. Nós estamos discutindo isso com o acionista majoritário dentro dos espaços possíveis. Houve uma discussão a tempo do anúncio do balanço, havia necessidade de fechar o balanço. E foi definido que a gente adiaria a discussão”, explica.
Lula se reunirá com Prates, na tarde desta segunda-feira, 11. Espera-se que o governante reclame crise gerada com a decisão em torno do pagamento de dividendos extraordinários.
Na entrevista à Globo News, Prates revelou que aguarda decisão de Lula sobre o uso dos dividendos, mas apontou que o restante do lucro ficará retido no caixa da Petrobras.
Entenda
Desde a última semana, a Petrobras vem enfrentando prejuízos financeiros no mercado.
O balanço financeiro de 2023, divulgado na quinta-feira, 7, anunciou R$ 14,2 bilhões em dividendos para o trimestre.
No entanto, o valor veio abaixo do esperado e gerou frustações entre acionistas que aguardavam o pagamento dos dividendos extras.
Na última sexta-feira, 8, a empresa perdeu R$ 55,3 bilhões em valor de mercado.
O Conselho de Administração da Petrobras chegou a propor o pagamento de dividendos aos acionistas, mas ala do governo rejeitou a proposta.
Segundo a colunista Malu Gaspar, do O Globo, Lula arbitrou diretamente na questão e acabou decidindo que empresa não pagaria dividendo extra.