A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE), realizou nesta quarta-feira, 13, uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose.
Siga o Poder News no Instagram.
A data teve sua inclusão no calendário em 2020, após aprovação, em Plenário, dos Projetos de Lei PL 6215/13, do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP); e PL 3047/19, da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ).
Dayany Bittencourt é presidente da Frente Parlamentar da Endometriose na Câmara, assumindo trabalhos voltados às mulheres que sofrem com a doença.
“[A endometriose] é uma doença que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil e que, infelizmente, não tem o espaço que merece, devido a sua gravidade, tanto nos meios de comunicação, quanto nos debates públicos em geral”, denunciou Dayany.
A solenidade contou com a participação de outros deputados da Casa, além de representantes da sociedade civil engajados na causa da endometriose.
A deputada cearense reafirmou seu compromisso à causa.
“Só quem sofre com essa doença sabe do que ela é capaz, por isso, estudamos algumas das principais necessidades das mulheres com endometriose e criamos alguns projetos de lei que poderão mudar a vida dessas pessoas. Contem sempre com a minha voz nessa luta”, finalizou a deputada.
A endometriose é uma doença silenciosa que pode se espalhar por vários órgãos na região abdominal, podendo causar infertilidade e até problemas psicológicos.
No Brasil, estima-se que mais de 8 milhões de mulheres sofram por causa da doença.