Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Mendonça Filho participa de debate sobre reformulação do Ensino Médio

Poder News 15 de março de 2024
Mendonça Filho lidera articulação da pauta dentro da Frente Parlamentar Mista / Gerdan Wesley/Divulgação

O deputado federal Mendonça Filho (União-PE) participou, nesta quarta-feira, 13, de debate do Projeto de Lei 5230/2023, de autoria do Poder Executivo, que reformula a legislação do Novo Ensino Médio.

Siga o Poder News no Instagram.

O encontro foi proposto pela Frente Parlamentar do Brasil Competitivo e reuniu Gregório Grisa, da secretaria-executiva do Ministério da Educação, junto a deputados, entidades setoriais e empresas do mercado educacional.

Entidades setoriais e empresas colaboraram com a discussão em encontro / Gerdan Wesley/Divulgação

Mendonça Filho coordena a pauta dentro da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ).

Em sua fala, o deputado citou dados referentes ao ensino técnico para enfatizar a disparidade do País no contexto internacional.

“O Brasil tem cerca de 12% dos nossos jovens matriculados no ensino médio com acesso a cursos técnicos. Já na Europa, 40% estão inseridos no ensino profissionalizante. Logo, nosso país está distante daquilo que eu considero uma posição razoável”, explica.

Para Mendonça, o itinerário proposto pelo Governo inviabliza a realização de cursos técnicos.

“Proponho que os itinerários formativos escolhidos pelo aluno sejam de 900 horas, estando em consonância com o que defende os nossos jovens, que aprovam o currículo flexível”, defende.

Tramitação
O Projeto de Lei 5230/2023, que reformula o formato do Novo Ensino Médio, teve urgência aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, e sua votação foi adiada para este ano após pedido do ministro da Educação, Camilo Santana.

Para ter aprovação no Plenário, é necessária a maioria simples de votos favoráveis dos deputados presentes, ou seja, pelo menos o apoio de 257 deputados.

Após o sinal positivo, a pauta avança ao Senado.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Padre Fábio de Melo faz show gratuito em Maracanaú
Next: Valim oficializa nome de Catanho para sucessão em Caucaia
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.