
Segundo levantamento da Receita Federal, cerca de 75.966 cearenses enviaram declarações do Imposto de Renda (IR) até esta segunda-feira, 18.
Siga o Poder News no Instagram.
Dentro desse montante, cerca de 89,9% dos envios já serão restituídos. Por outro lado, 6,8% terão que pagar Imposto de Renda e 5,3% não têm imposto a pagar nem a receber.
Ainda, 47,7% foram declarações pré-preenchidas, quando contribuinte utiliza versão preliminar com alguns campos de dados já preenchidos. Modalidade está disponível no site gov.br.
A entidade espera receber 980.538 declarações no Estado até o fim do período. O prazo final de entrega é no dia 31 de maio.
No Brasil, já foram contabilizados 2.440.116 envios – número representa 5,67% da meta para este ano, que gira em torno de 43 milhões.
Como declarar
Se você se encaixa no perfil obrigatório para contribuição, é possível declarar o IR por meio do celular ou do computador.
No celular, baixe o aplicativo disponível na Apple Store e Google Store.
Já no computador, o download do programa deve ser feito no site oficial do Fisco ou via declaração online, utilizando a conta gov.br com nível prata ou ouro.
Caso não entregue a declaração, o contribuinte pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% da dívida, prevalecendo o maior valor.