O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ainda “falta muito para fazer” em seu governo. A declaração foi dada, nesta segunda-feira 18, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Siga o Poder News no Instagram.
Para o petista, o país foi “totalmente abandonado” pelo governo anterior e esteve muito próximo de sofrer um golpe de Estado.
Além disso, Lula voltou a criticar diretamente Jair Bolsonaro (PL). Para ele, o ex-presidente se preocupou em “estimular o ódio entre as pessoas”, em vez de pensar em políticas sociais.
Lula ainda reforçou o apoio e empenho dos ministros durante os treze meses de governo.
“Vocês percebem quão pouco nós fizemos e ao mesmo tempo quão muito nós fizemos. Eu duvido que alguém conseguisse fazer se não fosse o esforço individual de cada um de vocês”, declarou o presidente.
Ainda, Lula teria convocado o encontro para discutir a redução da sua popularidade apontada nas últimas pesquisas divulgadas.
Em média recente, a aprovação do governo chega próximo dos 50%, enquanto há a acentuação da rejeição – que gira em torno dos 45%.
Balanço
Na mesma reunião, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentou um balanço das iniciativas do ministério concretizadas em 2023.
O documento levou em consideração indíces de 2017 até 2023.
A avaliação mostrou aumento de brasileiros beneficiados pelo Bolsa Família, a redução do desemprego e aumento do salário mínimo.