Mais um curso de Medicina chega ao Ceará, desta vez, no Maciço de Baturité. A criação foi autorizada, nesta segunda-feira, 25, pelo Ministério da Educação.
Siga o Poder News no Instagram.
O curso será realizado em Baturité, principal cidade da região, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Presente no ato de autorização, em Brasília, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), afirmou que a conquista é histórica, sobretudo para Baturité – sua cidade natal.
“Fico feliz que agora os jovens tenham a oportunidade de estudar em sua região. Ofertar mais uma graduação é essencial para gerarmos oportunidades e assim viabilizarmos o ingresso dos nossos jovens na universidade”, celebrou.
Segundo Elmano, serão destinadas 15% das vagas a alunos de escolas públicas que vivem no Maciço de Baturité.
A ex-governadora do Ceará e atual secretária executiva do MEC, Izolda Cela, destacou a relevância do projeto para a população mais vulnerável.
“Vai garantir que, progressivamente, nos alcancemos as taxas, as médias, desejáveis de presença de médicos para bem servir a sociedade brasileira, as comunidades e principalmente aqueles que mais precisam”, defendeu Izolda.
Mais detalhes
A instalação do curso para os baturiteenses foi anunciada pelo MEC, em outubro do ano passado, como um plano de ampliação do ensino superior interior do Ceará.
Em entrevistada concedida a rádio O POVO CBN, nesta terça-feira, 26, o reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, afirmou que a formação deve iniciar em março deste ano.
Serão ofertadas 43 vagas anuais, mas há expectativa de que número aumente para 80 – caso recurso da faculdade seja aceito.
A aula inaugural está marcada para o dia 27 de maio e contará com participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Com a formação, o Governo junto ao Município e a União avançam para comprar um centro de saúde voltado a atuação dos estudantes.
Os estudantes devem trabalhar em um hospital de polo regional, adequado para as aulas práticas.
*Com informações do Governo do Ceará