
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, lançaram, nesta quarta-feira, 27, submarino construído no Brasil com tecnologia francesa.
Siga o Poder News no Instagram.
O submarino é nomeado de Tonelero, da classe Scorpene. A cerimônia de entrega ocorreu no estaleiro de Itaguaí (RJ).
Ele foi batizado pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. Para o rito, Janja quebrou uma garrafa de champanhe na proa do submarino.
Lula e Macron ativaram alavanca que enviou o navio da classe Scorpene ao mar.
Plano naval
O Tonelero é o terceiro submarino com propulsão diesel-elétrica construído no Brasil. Para o investimento, foram enviados recursos avaliados em US$ 10 bilhões.

A parceria existe desde 2008, durante o segundo mandato de Lula. A estatal francesa, Naval Group, dirige a produção tecnológica da frota.
Segundo governo, a modernização da frota é necessária para defender litorânea do País, rica em campos de petróleo offshore.
Há um plano de lançar, até o final da década, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
Investimento na Amazônia
Durante passagem pela capital Belém, nesta terça-feira, 26, Emmanuel Macron oficializou participação da França em programa de investimentos na Amazônia.
No acordo, Brasil e França arrecadarão 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões) para desenvolver bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.
A iniciativa incluirá parceria técnica e financeira entre bancos públicos brasileiros, como BNDES e Basa, e a Agência Francesa de Desenvolvimento.
O programa tem validade de quatro anos.