
As Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará anunciaram, nesta quinta-feira, 28, o adiamento do pagamento da 3ª parcela dos precatórios dos professores da rede estadual de ensino, resgatados do FUNDEF.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo nota do governo, questões técnicas impediram o déposito. O pagamento estava previsto para a próxima segunda-feira, 1º de abril.
Até o momento, não foi informada a nova data. Secretarias afirmaram que “estão trabalhando para que o pagamento seja realizado o mais breve possível”.
No início deste mês, o governador Elmano de Freitas (PT) havia prometido o pagamento do benefício a 50 mil profissionais.
O rateio é estimado em R$ 629,2 milhões, somando juros relativos às partes anteriores do pagamento.
Mobilização
A categoria cobra um posicionamento do Governo quanto ao pagamento da nova parcela.
Ciente do possível adiamento, o sindicato Apeoc protocolou, nesta quarta-feira, 27, requerimento a Casa Civil, solicitando esclarecimentos sobre a quebra do acordado por parte do governo.
“Estamos diante clara demonstração de inabilidade e incapacidade do governo, além de ser uma grave, sorrateira e inaceitável prática antissindical, efetivada num claro ato de retaliação à legítima luta da categoria por valorização”, afirmou a Apeoc, em nota.
O sindicato ressaltou que tomará medidas jurídicas cabíveis para efetivação do pagamento da terceira parcela.
Uma paralisação geral do setor está marcada para iniciar no próximo dia 4 de abril, a partir de ato em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo Estadual, em Fortaleza.