
O Brasil contabilizou cerca de 2.573.293 casos prováveis de dengue, resultando em 923 mortes associadas ao vírus. Dos casos reportados, 55,4% correspondem a mulheres e 44,6% a homens.
Siga o Poder News no Instagram.
Os maiores índices de casos prováveis estão concentrados em sete estados, além do Distrito Federal, com Minas Gerais liderando com 832.393 casos, seguido por São Paulo com 535.316 e Paraná com 246.444.
O aumento de casos da doença no começo do ano deve-se a uma combinação de fatores, como o aumento da temperatura e o acúmulo de chuvas.
Essas condições climáticas favorecem a criação de ambientes propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O infectologista Hemerson Luz destaca que a diminuição da temperatura, com o final do verão e a diminuição do volume de chuvas, poderá contribuir com a diminuição dos casos de dengue.
“Para evitar outros casos, outras contaminações, o ideal é evitar aqueles objetos que venham acumular água nos terrenos baldios, nos quintais e também usar repelente durante o dia. Lembrando que se você enxergar mosquito dentro da sua casa, o transmissor da dengue, é porque deve ter alguma coleção de água em pelo menos um perímetro de 200 metros, que é a autonomia do mosquito”, explica.
*Com informações do Brasil 61