A Prefeitura de Fortaleza passa, oficialmente, a integrar a rede global C40 Cities, projeto de grupo de lideranças climáticas. A assinatura do acordo aconteceu nesta terça-feira, 2.
Siga o Poder News no Instagram.
Na ocasião, o vice-prefeito e superintendente do Iplanfor Élcio Batista explicou que Fortaleza vai ter acesso à iniciativas de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento à mudança climática.
“É com essa oportunidade que vamos fazer mais com menos, nós vamos ter condições de enfrentar, como cidade, os desafios, junto a essa grande rede que é o C40, que garante a diplomacia entre cidades e fomenta pesquisas e investimentos no combate à crise climática”, pontuou.
O grupo de prefeituras tem como objetivo coordenar uma abordagem inclusiva e colaborativa, baseada em evidências, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, a fim de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC, conforme orienta o Acordo de Paris. Além da capital cearense, outras quatro cidades brasileiras integram a rede mundial: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Todos os municípios são avaliados periodicamente conforme os padrões de liderança da C40.
A adesão à rede C40 não implica em custos para a cidade e oferece benefícios como acompanhamento das ações climáticas, acesso a novas parcerias externas, assistência técnica regional ou global e oportunidades de financiamento, além da possibilidade de concorrer a uma posição no comitê diretor da rede global ou participar de eleições para este comitê.