Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ECONOMIA

Consumo de serviços de saúde avança 10,3% após pandemia

Poder News 5 de abril de 2024
Setor cresce acima da média no segundo ano da covid-19/ Divulgação
Setor cresce acima da média no segundo ano da covid-19/ Divulgação

O consumo de bens e serviços de saúde foi impactado pela pandemia de covid-19 em seu primeiro ano (2020). No entanto, em 2021, o volume do setor avançou 10,3%. O número é quase cinco vezes mais do que os bens e serviços não relacionados à saúde (2,3%). É o que aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira, 5.

Siga o Poder News no Instagram.

“Em 2020, por conta do isolamento, a gente teve uma queda no número de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. As pessoas deixaram de fazer cirurgias eletivas e de ir ao médico e ao dentista. Elas foram postergando”, explica Tassia. “Em 2021, elas precisaram retomar as consultas, cirurgias que não podiam ser mais adiadas e o próprio consumo de medicamentos”, diz Tassia Holguin, pesquisadora do IBGE.

Expansão

Apesar da redução total do consumo de bens e serviços de saúde, em 2020 o setor teve um aumento de 1,9% nos postos de trabalho nesse primeiro ano de pandemia, enquanto o restante da economia acusou uma perda de 7%.

Os postos de trabalho da saúde pública cresceram 7%, enquanto a fabricação de produtos farmacêuticos teve alta de 4,9%. A saúde privada cresceu apenas 0,2%.

No ano seguinte, o emprego na saúde aumentou mais: 5,1%. No entanto, esse crescimento foi puxado pela saúde privada com alta de 10,8% nos postos de trabalho, enquanto a saúde pública caiu 2,5%.

As atividades relacionadas à saúde eram responsáveis por 8,4 milhões das ocupações no Brasil em 2021, ou 8% do total, bem acima dos 5,2 milhões (5,3%) de 2010.

As remunerações do setor de saúde totalizaram R$ 372,3 bilhões em 2021, o equivalente a 10,5% do total da economia em 2021.

*Com informações da Agência Brasil

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ceará tem recorde de voos internacionais no primeiro trimestre do ano
Next: Índice da bolsa de valores brasileira está praticamente estável
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.