O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita novamente o Ceará, na manhã desta sexta-feira, 5. Lula vem acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
Siga o Poder News no Instagram.
A comitiva acompanhará as obras da ferrovia Transnordestina, em trecho de Iguatu, no Centro-Sul do Estado.
Após verificação, Lula partirá para o Acampamento da Transnordestina, no distrito de Suassurana. Na ocasião, assinará ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado.
Cerimônia de Assinatura deve ocorrer às 11h. Ao final o mandatário voltará a Brasília. Retorno está marcado para às 12h50.
Expectativa
O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), acompanhará agenda de Lula.
Nas redes sociais, Elmano destacou sua expectativa com o investimento federal em recursos hídricos na região.
“Lula anunciará vários investimentos de quase R$ 400 milhões em obras hídricas, além da assinatura da ordem de serviço de um dos mais importantes empreendimentos do setor, o Ramal do Salgado”, declarou.
A construção do Ramal Salgado é parte da agenda de obras para a Transposição do Rio Francisco. O projeto consiste num canal a céu aberto de 35 quilômetros de extensão.
Ligação servirá para encurtar – em 150 km – a viagem das águas do rio São Francisco até o açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe.
A estrutura é formada por 13 segmentos de canal, três aquedutos, um sifão, oito rápidos, um túnel e estrutura de controle.
Governo estima que 4,7 milhões de pessoas de 50 cidades cearenses serão beneficiadas com o transporte das águas do Ramal do Salgado.