Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Alece promove roda de conversa sobre 60 anos do golpe militar

Poder News 8 de abril de 2024
Participam do debate pesquisadores e personagens afetados por práticas e políticas nefastas do período / Divulgação/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta segunda-feira, 8, roda de conversa sobre o tema “60 anos do golpe militar no Brasil: lembrar para que não se repita”. O evento ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Siga o Poder News no Instagram.

A iniciativa é uma realização do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)

O objetivo é relembrar as violações de direitos ocasionadas pelo regime antidemocrático instaurado no País em 1964.

Também serão discutidos seus impactos na atualidade e políticas de reparação pelo Estado brasileiro.

Participam do debate personagens que foram vítimas de perseguição no período, como Valter Pinheiro, ex-preso político, anistiado pela Comissão Nacional da Anistia e pela Comissão Estadual da Anistia Wanda Sidou.

Também foram convidados pesquisadores da temática, dentre eles: David Oliveira, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Lúcia Alencar, membro do Conselho da Coalizão Nacional Memória, Verdade, Justiça e Reparação e do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil à Comissão de Anistia Nacional (CASC).

O encontro contará com a mediação do doutor em Sociologia e coordenador do Doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Emanuel Freitas.

Freitas é também um dos coordenadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Parlamento Aberto e Democracia (Neppad) da Unipace.

História
De acordo com o coordenador do Malce, Paulo Roberto, o Poder Legislativo cearense foi um dos mais afetados com as mudanças antidemocráticas.

“A Alece vivenciou concretamente as consequências do regime de ditadura militar com a cassação de deputados estaduais eleitos pela sociedade cearense na época”, comenta.

O fato ocorreu no dia 10 de abril de 1964. Nesta data, seis deputados estaduais cearenses foram cassados por motivos políticos.

Foram eles: Raimundo Ivan, José Pontes Neto, Amadeu Arrais, José Fiúza Gomes, Aníbal Fernandes Bonavides e Blanchard Girão.

Após as formalidades das cassações serem realizadas, todos foram presos no 23° Batalhão de Caçadores.

Para Paulo Roberto, é fundamental disseminar informação sobre o período histórico para que “a sociedade tenha melhores condições de reflexão e consciência quanto aos seus direitos e deveres”.

Serviço
Roda de conversa “60 anos do golpe militar no Brasil: lembrar para que não se repita”
Quando: 08/04 (segunda-feira), a partir das 14h30
Onde: Complexo das Comissões Técnicas Deputado Aquiles Peres Mota (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza/CE)

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Prefeitura entrega novo Frotinha de Messejana nesta segunda-feira, 8
Next: PT elege 200 delegados para escolher candidato à PMF; maioria apoia Evandro
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.