Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Musk X Moraes: lideranças pedem regulação das plataformas

Poder News 8 de abril de 2024
Empresário chegou a pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF / Dado Ruvic/REUTERS

Lideranças governistas do Congresso Nacional manifestaram, nesta segunda-feira, 8, declarações a favor da regulação das plataformas digitais no Brasil.

Siga o Poder News no Instagram.

Os discursos surgiram após a repercussão de mensagens de Elon Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), feitas entre sábado, 6, e domingo, 7.

O executivo acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de censura sobre usuários da rede social e prometeu, em desobediência, reativar perfis bloqueados a pedido da Justiça.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), destacou que o comportamento do bilionário é uma interferência estrangeira que conspira contra a democracia brasileira.

O parlamentar afirmou que se reunirá com o dirigente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para avaliar quais medidas podem ser tomadas contra, o que chamou, de “grave ameaça” por parte do dono do X.

Segundo apuração da UOL, a Anatel já teria alertado as principais operadoras de telefonia sobre um possível bloqueio da rede social X no Brasil.

A Anatel exigiu que seja feito o bloqueio imediato caso a ordem judicial venha a se oficializar.

Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), também condenou as falas de Elon Musk e acusou o empresário de atentar contra a democracia brasileira.

“Não vamos permitir que ninguém, independentemente do dinheiro e do poder que tenha, afronte nossa pátria. Não vamos transigir diante de ameaças e não vamos tolerar impunemente nenhum ato que atente contra a democracia. O Brasil não é a selva da impunidade”, comentou.

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, manifestou que a reação de Musk torna urgente a regulamentação das redes sociais.

“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito”, afirmou o ministro.

Oposição
Por outro lado, as falas de Elon Musk, proprietário do X, foram fortemente apoiadas por opositores do governo federal.

O líder da oposição do Senado, Rogério Marinho (PL-RN), concordou que o direito à liberdade de expressão está sendo violado no País.

“Parece que o cobertor está ficando cada vez mais curto e as ameaças à liberdade de expressão estão repercutindo fora do Brasil. Nada mais odioso do que a censura. Viva a liberdade e o respeito a constituição tão relativizada nos últimos tempos”, afirmou Marinho.

Já o líder da oposição na Câmara, deputado Filipe Barros (PL-PR), disse que tem a obrigação de apurar as denúncias apresentadas nesse final de semana por Elon Musk.

“A nota da empresa expõe definitivamente ao mundo o que temos denunciado há muito tempo: os brasileiros estão sofrendo várias violações de direitos humanos e da liberdade de expressão, em total afronta à Constituição e à própria democracia”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Moraes inclui Elon Musk em inquérito das milícias digitais
Next: Quatro açudes do Ceará voltam a sangrar após uma década
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.