A Prefeitura de Canindé, no norte do estado, conta com uma rede de apoio especializada para atender pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Siga o Poder News no Instagram.
O Município conta com o Centro de Referência ao Autismo (Cazulo), realizado de forma conjunta pela Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação.
No Cazulo, são oferecidos diversos serviços gratuitos e especializados para auxiliar no desenvolvimento e na qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares.
Uma equipe multidisciplinar atua no projeto, como neurologistas, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, dentre outros.
Ainda, os pais têm a oportunidade de serem atendidos por psicólogos por meio de terapias e acompanhamento periódico.
Atualmente, o equipamento é coordenado pela rede de Saúde Mental.
“No Cazulo, é realizado o atendimento às crianças que já são diagnosticadas com TEA. Quando a criança tem o diagnóstico, ela vai para a Cazulo para realizar esses atendimentos, com uma equipe preparada e qualificada para atender essa demanda”, explica Bruna Queiroz, coordenadora da Rede.
O projeto foi criado no ano passado, sob a gestão da prefeita Rozario Ximenes, e construído com recursos da Prefeitura.
“É um serviço que é mantido com recurso próprio do município, com objetivo de oferecermos aos canindeenses o melhor atendimento, sem a necessidade de buscarem tratamento fora daqui”, destaca a gestora.
Serviço
Centro de Referência ao Autismo (Cazulo)
Endereço: Avenida Chico Campos N° 951, Monte (Canindé/CE)