
Uma pesquisa da plataforma Linkedin, realizada no fim do ano passado no Brasil, apontou que 68% dos profissionais estão mais ativos na rede para alcançar mais oportunidades de emprego.
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A mentora de Desenvolvimento de Carreira, Cristiane Galvão, enxerga a plataforma como uma poderosa mídia social, que gera conexões e interações.
“Por meio do LinkedIn, você aumenta a possibilidade de estar na vitrine, mostrando o seu currículo, suas experiências profissionais, habilidades e competências, de forma online”, ressalta.
Considerando esse aspecto, muitos recrutadores buscam candidatos diretamente pela plataforma.
É nesse processo que a inteligência artificial ganhará um protagonismo valiaso para o recrutamento, aponta a especialista.
“Os recrutadores já fazem previamente uma seleção de bons candidatos pelo LinkedIn Recruiter, inclusive até entrevistas antes de ver o filtro de candidatos selecionados pela inteligência artificial. Então sim, um vai se aliar muito ao outro para o futuro do recrutamento”, explica.
Vantagens
Outro aspecto relevante do LinkedIn é possibilidade de destacar empresas a ponto de torná-las fontes de pesquisa para uma vaga de trabalho em potencial.
“Muitas vezes, não é só no site da empresa, esse estudo vem também no LinkedIn, onde você procura pessoas chaves ali dentro daquela organização e acaba conhecendo mais sobre comportamentos, competências e perfis”, explica Cristiane Galvão.
Recomendações
A mentora elenca algumas dicas para tornar o perfil no LinkedIn mais visível nos resultados de busca.
“Capriche na sua capa, mostre no ‘sobre’ a sua melhor versão, destaque suas competência nas experiências profissionais e lembre de pedir ‘recomendações’ sobre você”, indica.
Para a especialista, quanto mais informativo for o perfil, mais atraente será aos algoritmos de busca.
Falar sobre a área de trabalho, compartilha algum contéudo que domina e gerar interações com outros usuários também fará diferença.
“Não basta apenas repostar o que os outros publicam, coloque conteúdos que realmente tenham relevância profissional, faça comentários diferenciados nas postagens dos outros e agradeça às pessoas que comentam em suas publicações”, esclarece Cristiane Galvão.
