
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) registrou a marca de mais de 50 mil solicitações do cartão de gratuidade para pessoas com deficiência (PCD).
Siga o Poder News no Instagram.
Até o mês de abril de 2024, o número de cartões ativos chegou a 43.658 pessoas beneficiadas com a gratuidade no transporte.
Entre os beneficiários que já possuem o cartão, a maior quantidade de documentos emitidos são para pessoas com deficiência mental/intelectual (26.606), seguido de deficiência física (9.942); auditiva (2.643); múltipla (1.634) e visual (2.833).
Existem dois tipos de cartões: individual e com direito a acompanhante, caso o beneficiário prove a necessidade de um tutor.
Como saber se tenho direito?
Para ter direito ao cartão, a pessoa com deficiência precisa atender alguns critérios. Entre eles estão: residir em Fortaleza; possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo; estar fora do mercado formal de trabalho; possuir algum tipo de deficiência física; ser beneficiário(a) do Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou pertencer a uma família beneficiária do Auxílio Brasil; ou estar inscrito no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.