
O investimento em Educação tem sido uma das principais prioridades da Prefeitura de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
Nos últimos quatro anos, já foram orçados R$ 450 milhões em recursos para garantir aprendizado de qualidade e digna valorização dos educadores cascavelenses.
Uma das transformações mais notórias é a ampliação do Ensino em Tempo Integral.
O programa de Ensino diferencial já contempla mais de 4.485 alunos da rede municipal.
Planejamento
Para obter adesão eficiente à modalidade, a Secretaria da Educação iniciou, em 2023, o Programa Municipal de Ampliação do Ensino em Tempo Integral.

Com a execução do plano, o número de escolas em atividade passou de 36 para 62 – um aumento de 72% na oferta.
Dentre as entregas, estão as novas EEMTIs de Choró, Vaquejador e Pitombeiras.
Os equipamentos servirão para universalizar a oferta do ensino médio em Cascavel.
Outro destaque foi a reforma e ampliação da EEF Balbino, no distrito de em Balbino.
A unidade passou a ofertar ensino em Tempo Integral de qualidade às crianças e adolescentes, promovendo a permanência escolar e novas perspectivas à localidade.
Ao todo, o programa permitiu a criação de 3.117 matrículas, levando educação pública de qualidade e oportunidades a mais cascavelenses.
Metas superadas
Os esforços realizados vêm garantindo ao município a superação de metas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
“76% dos alunos do 8° e do 9° ano do Ensino Fundamental estão matriculados em tempo integral. Esse panorama nos coloca em destaque positivo e reflete o nosso compromisso de melhoria contínua das nossas atividades”, informa Tiago Ribeiro, prefeito de Cascavel.