
O trabalho efetivo dos fiscais do Ibama está ligado à redução de atividades ilegais em regiões sob proteção ambiental. Um destes exemplos é a operação Oceano Azul, da Polícia Federal, deflagrada no início deste mês.
Siga o Poder News no Instagram.
A ação revelou esquema de tráfico internacional de drogas da África à Europa, por meio de barcos pesqueiros no Pará. A atividade movimentou mais de R$ 50 milhões, entre 2022 e 2023.
Este caso sublinha o papel crucial dos fiscais do Ibama na supervisão de atividades marítimas.
A eficácia na fiscalização dessas áreas poderia desencorajar tais usos ilegais.
Mais investimentos
Para a associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama-CE), é urgente valorizar o trabalho dos servidores, sobretudo os que atuam no combate a crimes ambientais e transnacionais.
O presidente da Asibama no Ceará, Juvêncio Moreira, aponta que a categoria carece de condições adequadas de trabalho e reivindica remuneração justa.
O reajuste salarial não é feito há uma década pelo Governo Federal.
Além disso, servidores almejam um plano de carreira mais atualizado e investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura.
“Essas medidas não apenas garantiriam a segurança dos servidores, mas também fortaleceriam a capacidade de resposta do órgão diante dos desafios ambientais enfrentados pelo país”, finaliza.
Paralisação parcial
Os profissionais do Ibama deram início a mobilização parcial dos serviços, em janeiro deste ano.

A categoria aguarda valorização do novo governo, especialmente após problemas enfrentados na gestão passada.
O Governo Federal tem feito negociações por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Ao menos, duas propostas foram apresentadas, mas não houve acordo com a classe.