
A GWM, gigante chinesa de automóveis, poderá lançar, no Brasil, o Ballet Cat, modelo de carro elétrico que copia o “Fusca”.
Siga o Poder News no Instagram.
A montadora conseguiu a anulação da decisão judicial da Volkswagen que questionava o registro de dois modelos, o Ora Punk Cat e o Ora Ballet Cat, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
No processo, a Volkswagen argumentou que o modelo chinês é “uma cópia escancarada do icônico Fusca” e que geraria “concorrência desleal e parasitária” e a “associação indevida”.
Os desenhos industriais haviam sido submetidos em novembro de 2021. A gigante chegou a admitir a inspiração do design do “Fusca”.
Segundo apuração do jornal O Globo, o pedido da montadora alemã foi válido até março deste ano, quando os chineses conseguiram a revogação.
A decisão saiu da 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região.
A justiça acatou o argumento dos chineses que alegaram que não há concorrência desleal, já que o Fusca não é fabricado no Brasil desde 1996.
A Volkswagen entrou com novo recurso na Justiça, mas ainda não foi julgado.
Ainda, a decisão e o registro do Inpi não garantem o lançamento dos modelos Ora Balle Cat e Ora Punk Cat no mercado brasileiro.
*Com informações do O GLOBO.