
O Governo do Ceará lança Projeto de Braços Abertos, programa que pretende organizar e planejar os processos de trabalho das unidades de saúde básicas. Ao todo, foram investidos R$ 11,5 milhões, com adesão de 20 municípios inclusos.
Siga o Poder News no Instagram.
“É na unidade básica que o cidadão chega primeiro para ser atendido. Estamos iniciando esse trabalho de fomento e temos absoluta segurança que irá representar um aumento significativo no trabalho já realizado no Vale do Jaguaribe. Vamos de braços abertos para fazermos mais pela nossa população”, disse o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).
Atualmente, o Ceará dispõe de uma cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) de 95,03%, considerada a quarta melhor do país. Estima-se que uma APS qualificada pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população.
Além de ser capaz de estratificar o risco dos usuários acompanhados, encaminhando-os oportunamente para a atenção ambulatorial especializada, quando necessário.
“Com esse Projeto, pretendemos revolucionar a saúde da região. Todas as peças do sistema de saúde são fundamentais para que esse projeto seja fortalecido. Quando vimos que não estamos conseguindo aumentar a cobertura vacinal, quando vimos algumas doenças ressurgindo, é isso que nos faz estimular para que possamos cair em campo e tentar modificar esses indicadores negativos”, comentou Tânia Mara, secretária da saúde.