
O União Brasil Ceará anunciou, nesta segunda-feira, 22, que irá protocolar, junto ao Ministério Público do Estado, pedido de afastamento do deputado Fernando Santana (PT) da presidência da CPI da Enel, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Siga o Poder News no Instagram.
A ação do UB Ceará deve ser ajuizada ainda nesta terça-feira, 23.
Iniciativa se deu após o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), ter afirmado que estaria intermediando patrocínio da ordem de R$ 1 milhão da ENEL para a festa do Pau da Bandeira, no Cariri.
Sobre a negociação, Saraiva expõe nominalmente Fernando Santana e o deputado federal José Guimarães (PT) como intermediadores do patrocínio.
“Eu quero agradecer ao [deputado estadual] Fernando Santana e ao deputado [federal] Guimarães que ambos entraram em contato com essas empresas para que fizessem essa ponte minha com as empresas para conseguir esses patrocínios”, declarou o gestor municipal, em entrevista à rádio local.
A revelação do esquema levou a questionamentos sobre a imparcialidade do presidente da CPI da Enel.
“Qual o problema dessa informação? A grande questão é que o deputado Fernando Santana é presidente da CPI que investiga a ENEL. Como pode o presidente que investiga a empresa está intermediando um patrocínio no valor de um milhão de reais?”, indaga Capitão Wagner, presidente do UB Ceará e autor da ação.
Além do afastamento, o partido solicita que o Ministério Público realize investigações mais aprofundados sobre o ocorrido.
CPI da Enel
A Comissão foi criada em 2023 para investigar denúncias e possíveis abusos cometidas pela Enel Distribuidora no Ceará.
Nos últimos dois anos, a concessionária acumula mais de R$ 71 milhões em multas por má prestação dos serviços, segundo agências fiscalizadoras.
Nesse ínterim, a CPI já realizou oitivas e audiências para coleta de dados e informações que servirão de arcabouço para uma ação judicial contra a concessionária.