Empresários industriais mostram insatisfação com a situação financeira que enfrentam, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta terça-feira, 23.
Siga o Poder News no Instagram.
O índice de satisfação registrou uma queda de 1,6 ponto em comparação com o último trimestre de 2023, passando de 51,1 para 49,4 pontos em março de 2024.
Segundo a CNI, essa variação indica uma transição da percepção positiva para uma visão mais desfavorável entre os empresários, especialmente em relação ao lucro. O índice de evolução do preço de matérias-primas subiu 2 pontos, passando de 54,8 para 56,8 pontos.
“Chama a atenção o terceiro principal problema: falta ou alta dos insumos e matérias-primas, que estava na sexta posição no final do ano passado e agora está na terceira. Ao se perguntar sobre a evolução dos preços dos seus insumos e matérias-primas, os empresários mostraram maior preocupação, viram uma maior intensidade e maior percepção desse aumento dos preços da passagem do último trimestre de 2023 para o primeiro trimestre de 2024″, diz Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI.