
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) assinou, nesta segunda-feira, 29, termo de cooperação técnica com a Universidade Vale do Acaraú (UVA).
Siga o Poder News no Instagram.
O acordo ocorreu por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Casa.
A iniciativa contempla a implementação do Observatório da Mulher Cearense, um site para monitoramento de dados relacionados à violência contra a mulher no Estado.
A tecnologia deve apresentar informações como perfis das vítimas, indicação de processos judiciais e medidas protetivas, dentre outros dados.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), celebrou a cooperação e previu o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Procuradoria Especial da Mulher.
Segundo o deputado, “ao detectar a incidência da violência em determinadas localidades e circunstâncias, a ação pública vai poder ter mais efetividade”.
A procuradora especial da Mulher da Assembleia, deputada Lia Gomes (PDT), ressaltou os impactos sociais esperados com a implementação do Observatório.
“A intenção é que, observando esses números que vão constar no levantamento, seja possível pensar em projetos e políticas públicas de combate à violência de gênero. São os números que vão nos direcionar nas ações”, assinalou.
Já a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, enfatizou que a instituição atuará de forma técnica de forma a coibir o aumento da violência contra a mulher e potencializar as políticas públicas de proteção no Estado.
*Com informações da Alece.