
O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, disse nesta segunda-feira, 29, que o “entorno estratégico” do Brasil está mais conturbado, o que é motivo de preocupação para a Marinha,
Siga o Poder News no Instagram.
“Me preocupa o entorno estratégico, o Atlântico Sul, como área de interesse prioritário. E temos a presença e influência de atores extra regionais nesse entorno estratégico, que está mais conturbado, tanto em termos de crime quanto de ameaças clássicas”, disse.
Ele citou não só as ameaças da Venezuela na direção da Guiana, mas também o aumento do número de instalações americanas e chinesas em países vizinhos do Atlântico Sul.
Nesse contexto, Olsen defendeu maior capacidade de monitoramento e persuasão pelas Forças Armadas brasileiras, o que impõe maiores investimentos nessa frente pelo governo federal.
“Tem o caso da Venezuela, tivemos a invasão da embaixada do México no Equador. Temos uma possível construção de base naval conjunta de Argentina e Estados Unidos em território argentino. Já temos estação espacial chinesa nesse mesmo território argentino e um estaleiro chinês para embarcações pesqueiras no Uruguai”, detalhou.
*Com informações da Agência Estado


