Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • COLUNA ERIVALDO CARVALHO

O trabalhismo em dias de extremismos políticos

Poder News 1 de maio de 2024
Grandes manifestações sindicais ficaram no passado / Fernando Frazão/Agência Brasil

Cá estamos no 2º Dia do Trabalhador do governo Lula 3. Para usar um clichê, há o que comemorar. A taxa de desemprego – um dos termômetros do meio -, para o último trimestre é um dos menores da série histórica: 7,9%; a inflação está sob aparente controle e o salário mínimo, apesar do pouco poder de compra, vem sendo preservado.

Siga o Poder News no Instagram.

O cenário para o trabalhador está, portanto, razoável, apesar dos novos tempos políticos. Foram-se as greves gerais e passeatas; vieram o home office, redes sociais e grupos de Whatsapp.

Hoje, até os grisalhos fazem política sindical no celular. Nos parlamentos, a pauta do trabalhismo perdeu muita força.

Em termos macros, o panorama é preocupante. O País está desindustrializado, o comércio de bens e produtos de alto valor agregado – não mais cacarecos – é devorado pela China e o setor de serviços controlado por grandes corporações. Isso afeta, diretamente, o trabalhador.

Na média geral, com baixa escolaridade e formação, a massa salarial brasileira não conseguiu acompanhar a linha histórica que nos trouxe até aqui.

No meio do fogo cruzado entre extremos políticos, os trabalhadores, na essência de centro-esquerda, estão mais preocupados em manter seus empregos e governos de pé. Sem isso, a luta não continua.

Indústria 4.0 revoluciona relação capital-trabalho

Surgem novos modelos de negócios / Reprodução

As grandes mobilizações sempre estiveram presentes – quer na época da indústria 1.0, que mecanizou fábricas quer na 2.0, que trouxe as linhas de produção. Também marcaram a indústria 3.0 e sua automatização tecnológica.

A indústria 4.0, com computação em nuvens, internet das coisas e inteligência artificial, revoluciona mais uma vez.

Tudo isso impacta modelos de negócio – o que puxa a relação capital-trabalho, calibrada pelo mercado e mediada pelo Estado.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Cid Gomes recebe aposentadoria de R$30 mil; oferta já foi rejeitada por Ciro
Next: Festpan: celebração e reconhecimento
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.