
O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) participa, nesta quinta-feira, 2, de evento organizado pelo Comando de Greve dos servidores Técnico-Administrativos da Educação (TAE), na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
O evento é uma realização do Comando Local de Greve da UFC e do Sintufce.
Na programação, o parlamentar integra debate do painel “Educação é Investimento” junto com representações políticas da categoria.
Idilvan é o vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, e coordenador da Comissão de Valorização dos Profissionais da Educação da Frente Parlamentar Mista da Educação.
Sua participação no evento é forma de mobilizar congressistas cearenses a atuarem em prol dos servidores técnico-administrativos (TAEs) das universidades e institutos federais.
A categoria está em greve desde o dia 11 de março. Cerca de 70% dos TAEs aderiram a mobilização.
As pautas reivindicadas são principais a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCTAE) e a recomposição salarial.
Desde 2005, não há atualização na estrutura de cargos. Além disso, não há reajuste salarial desde 2016, quando houve o congelamento dos salários.
O sindicato afirma que a categoria acumula perdas de quase 50% em relação à inflação.
Além disso, os TAEs lideram o ranking de pedidos de afastamento para tratamento de saúde, segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal do Governo Federal.
Serviço
Painel “Educação é Investimento”
Palestrantes: Idilvan Alencar (PDT-CE/Comissão de Educação da Câmara Federal), Claudia Lossio (UFC/Fasubra Sindical) e Raquel Nepomuceno (IFCE/Sindsifce)
Quando: quinta-feira, 2 de maio, 18h
Onde: Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza/CE)