Na reta final do atual mandato, o prefeito José Sarto Nogueira (PDT) é pré-candidato à reeleição. Com a máquina na mão, vem se tornando cada vez mais competitivo.
Siga o Poder News no Instagram.
Desse ponto de vista e em circunstâncias normais, o pedetista seria o adversário em comum a todos os demais.
Mas não estamos em circunstâncias normais. Na outra trincheira, orbitando o Governo do Estado, há o maior grupo político já formado dos últimos tempos no Ceará.
Com imenso potencial eleitoral, Evandro Leitão (PT) vai representar o condomínio, o que o coloca na mira de todos – inclusive, de Sarto.
Evandro representa o PT. Esse ponto é central. O partido já comanda as máquinas federal e estadual.
Agora, quer Fortaleza. Se chegar lá, poderá ficar no poder por muito tempo. 2026 seria um passeio.
Por isso Evandro, e não Sarto, é o alvo preferencial e ajuda a explicar rumores de que setores da centro-direita estariam dispostos a apoiar o prefeito em um eventual segundo turno entre PDT e PT.
A propósito, a média geral das apostas crava uma eleição em Fortaleza de dois turnos. Sarto trabalha com esse cenário.
Quem acredita em apenas uma rodada vê mais chances para o petista Evandro.
Taxa do Lixo 1
O debate em torno da taxa do lixo em Fortaleza traz à tona a discussão sobre o aumento de ICMS pelo governo Elmano e a volta do seguro Dpvat, pelo governo Lula – ambos do PT.
No mérito, são questões distintas, mas todas estão no contexto tributário. No final, todos vão falar e ninguém terá razão – com exceção do suado contribuinte.
Taxa do Lixo 2
A taxa do lixo tem previsão constitucional. Tanto que a então governadora Izolda Cela (PSB) baixou decreto (35.051) para que municípios criem a tarifa, como espécie de reciprocidade para alguns benefícios estatais.
Está no DOE de 16/12/23. Apoiada pelo PT, Izolda é pré-candidata a prefeita de Sobral – onde o prefeito Ivo Gomes criou a taxa.