O deputado De Assis Diniz (PT) convocou, em pronunciamento, nesta terça-feira, 14, os produtores cearenses para a vacinação do rebanho bovino e bubalino.
Siga o Poder News no Instagram.
A imunização ocorre somente até esta quarta-feira, 15.
De acordo com o parlamentar, falta apenas 5 pontos percentuais para atingir a meta de 90% do rebanho vacinado.
Ao alcançar o valor, o Estado ganha o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.
“Temos cerca de 30 municípios com baixos índices de vacinação, então conclamo aqui prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura que nos ajudem, pois a pauta é do Estado todo”, convocou.
Após a vacinação, é preciso que os produtores declarem a vacinação.
Além de se tornar uma zona livre da doença, o Ceará pode solicitar reconhecimento internacional do status junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) lembrou que o sucesso da campanha representa um ganho principalmente para o produtor.
“Quem ganha é o agricultor, que agora vai poupar o dinheiro que era gasto anualmente com vacinação. Mas o mais importante é deixar o Estado livre da febre aftosa, possibilitando não só um ganho econômico, mas garantir que o povo consuma carne de qualidade”, frisou.
A campanha de vacinação é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
O Ceará já vem vacinando os rebanhos contra a Febre Aftosa desde março de 2003, cumprindo 41 etapas da vacinação.
*Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).