A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT homologou, nesta segunda-feira 13, o apoio à reeleição de Roberto Pessoa, do União Brasil, à Prefeitura de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
A homologação segue norma do PT Nacional que estabelece critérios para a estratégia eleitoral do partido em municípios com mais de 100 mil habitantes.
Na minuta utilizada, o diretório confirma o apoio a candidatura própria ou a formação de coligação em 32 grandes municípios brasileiros, incluindo Maracanaú.
A executiva entendeu que a aliança é válida devido a aprovação na instância Municipal.
Na votação do diretório do PT em Maracanaú, o apoio à pré-candidatura de Roberto Pessoa recebeu 2/3 dos votos – a maioria do quórum.
O documento da Executiva Nacional reforça que os diretórios municipais ficam autorizados a concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação dos nomes para concorrer aos cargos de vice-prefeito.
Está autorizado também ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da Federação e para o cumprimento da cota de gênero.
“Em caso de substituição de candidatos ou candidatas já homologados, em virtude de renúncia, morte, inelegibilidade, indeferimento ou cancelamento de registro, a Comissão Executiva Municipal, em conjunto com o GTE Nacional, comunicará escolha dos substitutos(as)”, sugere a minuta da Executiva Nacional.
Disputa
A decisão não foi unânime pois o prefeito de Maracanaú disputava preferência com o deputado estadual Júlio César Filho (PT), o Julinho.
Ao saber da decisão, o parlamentar denunciou que diretório não avaliou recurso contra a decisão do diretório do PT de Maracanaú de apoiar à reeleição de Roberto Pessoa.
Em fevereiro, Julinho anunciou que seria o pré-candidato do partido à Prefeitura de Maracanaú.
“Sigo em diálogo com os nossos líderes sobre o verdadeiro projeto de desenvolvimento para o nosso município, com transparência e com o compromisso que sempre tive com meu povo”, afirmou.
Posicionamento
Com isso, o PT Nacional já tem posição definida em três municípios: Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
Na Capital, a decisão saiu após encontro eleitoral, onde o ungido foi deputado Evandro Leitão (PT).
Já em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do estado, o escolhido, por unanimidade, foi o ex-secretário estadual Waldemir Catanho (PT).