O Ranking Global Cities, da Oxford Economics, apontou Fortaleza como a 2ª melhor cidade do mundo na categoria meio ambiente.
Siga o Poder News no Instagram.
No levantamento, a capital cearense conquistou um total de 98,9 pontos na categoria, perdendo apenas para Suva, em Fiji, que conquistou a pontuação máxima.
No top 10, há ainda outra cidade do Nordeste: Natal (RN), que obteve nota 97,9.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, o resultado é a soma do trabalho da administração municipal e da população.
“Fortaleza serve de modelo para outras cidades ao redor do mundo que buscam um desenvolvimento mais sustentável e uma melhor qualidade de vida para seus habitantes”, pontua.
A gestora elenca políticas públicas que a gestão tem implementado para o combate aos efeitos das mudanças climáticas.
Existem desde projetos de arborização a vigilância da qualidade do ar, a reciclagem e a requalificação de parques urbanos.
Metodologia
A pesquisa avalia as cidades que se beneficiam de recursos naturais ambientes seja pela formulação de políticas ou pela vantagem geográfica.
Além disso, o ranking analisou quesitos como qualidade do ar, intensidade de emissões de carbono, frequência de desastres naturais e desequilíbrio de chuvas.
De acordo com a Oxford Economics, as métricas refletem a importância da relação entre prosperidade econômica e o ambiente natural nas cidades.