
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira, 28, audiência pública sobre a cadeia produtiva da apicultura no estado do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Devem participar da audiência representantes de secretariados estaduais e entidades setoriais, dentre elas a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetraece).
O debate atende a pedido do deputado Missias Dias (PT), presidente da Comissão de Agropecuária (CA) no Parlamento.
O parlamentar destaca que é preciso fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no estado do Ceará.
Missias Dias destaca que a apicultura tem adquirido um importante papel como fonte de renda para agricultores cearenses.
“Muitos agricultores, com o objetivo de aumentar a renda familiar, adotaram-na como atividade produtiva complementar às culturas tradicionais do feijão, milho e algodão”, argumenta.
De acordo com o parlamentar, a apicultura é uma prática que leva a impactos positivos no âmbito social, econômico e ambiental.
No aspecto econômico e social, Missias relata a alternativa de geração de renda e ocupação do homem no campo.
“Uma vez que a sua cadeia produtiva propicia a criação de postos de trabalho e fluxos de renda durante todo o ano, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural”, enfatiza.
E, quanto ao aspecto ecológico, o cultivo racional das abelhas contribui para a preservação ambiental devido à importante atuação das abelhas como polinizadores naturais de espécies nativas.
*Com informações da Alece.