Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

OAB-CE pede saída de Mauro Albuquerque da Administração Penitenciária

Poder News 29 de maio de 2024
Titular da SAP é acusado de violar direitos de presos e inviabilizar trabalho de advogados / Helene Santos/Gov do Ceará

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB-CE) solicitou, nesta terça-feira, 28, ao Governo do Estado, a saída imediata de Luís Mauro Albuquerque Araújo do cargo de secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará.

Siga o Poder News no Instagram.

Requerimento ocorre no dia seguinte a substituição do comando da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A OAB-CE afirma que a Secretaria Estadual tem violado prerrogativas legais dos advogados e o direito dos presos.

No processo, as violações apontadas são constrangimento e assédio sexual às advogadas; obrigatoriedade de agendamento prévio para atendimento e limitação do serviço; implantação de câmeras em parlatório; imposição de dificuldades no cumprimento dos alvarás de soltura em dias não úteis; graves denúncias de tortura de presos, dentre outros.

A instituição de advogados aponta que já foram enviados vários requerimentos à SAP para fazer “cessar as ilegalidades e abusos das medidas adotadas nas unidades prisionais”.

Contudo, o objetivo só é alcançado após a intervenção do Judiciário.

Uma dessas intervenções ocorreu, no último dia 15 de maio, na Vara de Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza.

No julgamento, magistrado determinou a remoção imediata de Câmeras nos parlatórios da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Juca Neto (CPPL III).

De acordo com o presidente da OAB-CE, Erivaldo Dantas, a saída do titular da pasta é necessária “para restabelecer a integridade e a confiança no sistema penitenciário do Estado”.

“Nós não vamos abrir um milímetro. Foram dezenas de representações, algumas criminais, nós vamos continuar nisso. Violar prerrogativa é violar direito estabelecido em Lei, é crime. É imperativo que medidas imediatas sejam tomadas”, defende o dirigente.

“Persona Non Grata” da Advocacia
Em 2023, a Ordem cearense declarou o secretário da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque, como Persona Non Grata pela advocacia.

A afirmação tornou público o descontentamento da advocacia em relação ao secretário.

O diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque, apontou a dificuldade da advocacia para fazer o agendamento junto à SAP.

“Portanto, as prerrogativas dos advogados e qualquer outra flagrante ilegalidade cometida por esta secretaria, certamente a OAB não vai ficar silente, nós vamos investir de forma imediata”, defende.

A presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Ceará (ACRIECE), Ana Paula Rocha lamenta “que um órgão público venha, há cinco anos, descumprindo de forma reiterada as normas, a legislação”.

A presidente da Associação de Advogados Criminalistas do Brasil no Ceará (ABRACRIM-CE), Ligia Peixe afirma que a saída de Mauro Albuquerque da SAP “seria a maior vitória não da advocacia Criminal, mas de toda a advocacia que está sendo desrespeitada”.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: 34 mil famílias gaúchas receberão R$ 5100 de Auxílio Reconstrução ainda nesta semana
Next: Startup nordestina desenvolve tecnologias para o mercado imobiliário
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.