
A capital do Ceará, Fortaleza obteve a 5ª colocação em ranking de transparência dos órgãos públicos das 26 capitais brasileiras.
Siga o Poder News no Instagram.
No estudo, Fortaleza alcançou o índice de 26% dentro da escala de abertura de dados. Ainda, o nível é considerado baixo na faixa de transparência observada.
Os dados pertencem ao Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023 da Open Knowledge Brasil (OKBR).
A capital cearense perde apenas para os estados de São Paulo (48%), Belo Horizonte (47%), Recife (38%) e Curitiba (27%)
As demais capitais ficaram com classificação opaco (0 a 20%), significando a abertura mínima ou quase inexistente para acessar dados do Poder Público.
“É um contexto preocupante, que nos faz questionar: se a situação naquelas que estão entre as maiores cidades do país é esta, como é o cenário em outros municípios do Brasil?”, destaca a coordenadora de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil, Danielle Bello.
Metodologia
O índice foi elaborado com base em seis grupos de indicadores: acesso, licenciamento, documentação, formato, detalhamento e temporalidade.
A avaliação verificou se os dados estavam disponíveis online, de forma gratuita e sem necessidade de solicitação de acesso.
Além disso, pesquisadores avaliaram se as informações estava também atualizadas e disponibilizadas em metadados.
O estudo observou dados de diversas áreas do Poder Público, dentre elas administração pública, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, finanças públicas.
*Com informações da Agência Brasil.