

O consultor político Leonardo Bayma projeta interessantes cenários da disputa pela sucessão do prefeito e pré-candidato à reeleição, José Sarto (PDT).
Siga o Poder News no Instagram.
Alguns desses pontos foram comentados pelo estrategista no programa Política, da TV Otimista.
No pano de fundo em que a eleição será definida em dois turnos – tese consolidada pela maioria dos atores e analistas políticos -, Bayma diz que André Fernandes (PL), o embaixador do bolsonarismo na Capital, pode surpreender.
Um das explicações, afirma o consultor, é o fato de Capitão Wagner (União Brasil) ter ficado sem discurso e essa ser a terceira disputa seguida dele para prefeito.
Na projeção de Bayma, André não vai retirar a candidatura porque estaria em jogo a liderança da direita no Ceará.
Mas há “poréns”, segundo o entrevistado. Para ele, o perfil de André, que pode tirar votos de Wagner, também é visto como um risco político para o eleitorado fortalezense mediano.
Isso significa, diz ele, que o beneficiado poderá ser Evandro Leitão (PT).
Explicando melhor, segundo o raciocínio do estrategista: fatias do eleitorado da Cidade que devem deixar de votar em Wagner, rejeitam Sarto e não querem André.
E quem irá ao 2º turno? Para Bayma, Sarto, chegando a 25%, pode carimbar uma das duas vagas.
E a outra? Resposta do entrevistado: “Ninguém sabe. A única certeza, até agora, é que a votação do primeiro turno será no dia seis de outubro”.