
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com representação contra três pré-candidatos à Prefeitura de Canindé, no Sertão Central.
Siga o Poder News no Instagram.
Os alvos são o ex-secretário municipal, Kledeon Paulino (Republicanos), aliado da atual prefeita Rozário Ximenes (Republicanos), além dos vereadores de oposição Prof. Jardel (PSB) e Sandra Cordeiro (PDT).
O MP Eleitoral identificou que os vereadores se utilizaram da estrutura da Câmara Municipal para promover a pré-candidatura.
Os dois atos foram gravados e veiculados nas rede sociais da dupla
Além disso, a Promotoria apontou publicações de Sandra com a frase “JuntosSomosMaisFortes”, entoando um tom eleitoral persuasivo.
“A expressão sugere uma união em torno da pré-candidata, implicando que a coletividade alcançará maiores benefícios e conquistas caso ela seja eleita”, assinala o MPCE.
Por fim, o pré-candidato Kledeon Paulino, aliado da atual gestão, deve ser penalizado por utilizar redes sociais para postar conteúdos que associam à imagem enquanto secretário municipal.
Em uma das postagens, o Kledeon chega a aparecer ao lado da imagem da atual prefeita, Rozário Ximenes, com o slogan “Canindé do Lado Certo”.
“Isso sugere uma narrativa de continuidade e progresso, buscando fortalecer a candidatura dele, associada à imagem da atual gestão. Além disso, a expressão ‘lado certo’ implica diretamente que há um ‘lado errado’, induzindo o eleitor a acreditar que a escolha correta é votar no pré-candidato”, sinaliza o MP do Ceará.
O órgão argumenta que a fiscalização é para que não haja desigualdade no pleito.
Disputa
No Município, pré-candidatos da base e da oposição vem trocando acusações nas redes sociais.
Para suceder projeto da atual prefeita, Kledeon (Republicanos) foi lançado pré-candidato após negociação com Chiquinho Feitosa, presidente estadual da sigla.
Contudo, o atual vice Ilomar Vasconcelos (PT) rompeu aliança e se tornou pré-candidato ao município.
Pela Câmara, Prof. Jardel (PSB) e Sandra Cordeiro (PDT) lançaram pré-candidaturas distintas, mas há expectativa de se unirem em frente ampla de oposição.
*Com informações do Ministério Público do Ceará.