O Ceará recebe, a partir desta segunda-feira, 10, a primeira de quatro reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Arquitetura Financeira Internacional da Trilha de Finanças do G20.
Siga o Poder News no Instagram.
Os encontros ocorrem, no Centro de Eventos do Ceará, e seguem até a quarta-feira, 12,
Participam da reunião técnica: representantes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana, e instituições convidadas.
O encontro vai discutir a ampliação da representatividade nas instituições do sistema financeiro internacional.
Além disso será debatido o fortalecimento dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento.
O objetivo é ampliar o volume de investimentos em medidas para a redução das desigualdades, combate à fome e a pobreza e para uma transição ecológica justa.
Além de representantes dos países-membros do fórum, também participam dos debates organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A abertura dos trabalhos terá a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas.
Está prevista também a presença da embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças, na reunião.
Maior representatividade
Nesta terceira reunião do GT da Trilha de Finanças esperam-se avanços na formulação de um Roteiro do G20 para os bancos multilaterais.
Temática integra agenda brasileira que objetiva à ampliação do volume de investimentos em escala global.
Ainda, um encontro focado no crescimento sustentável da África será organizado nesta terça-feira, 11.
O evento paralelo ao fórum destaca a importância de parcerias e investimentos que promovam o desenvolvimento inclusivo e a redução da pobreza.
*Com informações do Governo do Ceará.