
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), cumpre, nesta segunda-feira, 17, uma série de reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Siga o Poder News no Instagram.
Nos encontros, será discutido a revisão dos gastos do governo, bem como a política orçamentária.
A reunião com os auxiliares da pasta econômica foi confirmada durante participação de Lula na cúpula do G7, neste fim de semana, na Itália.
“Eu quero fazer a discussão sobre o Orçamento (de 2025) e quero discutir os gastos. O que muita gente acha que é gasto, eu acho que é investimento”, afirmou o presidente.
No primeiro encontro, além de Haddad, Lula estará acompanhado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT); das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT); da Secretaria-Geral, Marcio Macedo, e o interino da Secretaria de Comunicação, Laercio Portela.
Neste encontro marcam presença também os líderes do governo no Congresso: os senadores Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP),Jaques Wagner (PT-BA) e o deputado José Guimarães (PT-CE).
No segundo compromisso, participam os ministros da Junta de Execução Orçamentária (JEO): a ministra do Planejamento, Simone Tebet; a ministra da Gestão, Esther Dweck; e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Desgaste
Nas últimas semanas, o governo vem sendo pressionado a promover um equilíbrio nas contas públicas por meio da revisão de despesas.
A pressão se amplificou após um forte revés para o governo no Congresso.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) devolveu, na última quarta-feira, 12, a Medida Provisória que limitava o crédito de PIS/Cofins como contrapartida à desoneração da folha de pagamentos.
Decisão ocorreu após reação negativa entre parlamentares e empresários.
*Com informações do Estadão e O Globo.