Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Projeto de lei reconhece fibromialgia como deficiência

Poder News 17 de junho de 2024
Após lido em plenário, o Projeto 443 segue para as comissões técnicas da Casa / Divulgação

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 443/2024, de autoria da segunda secretária Juliana Lucena (PT), que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Ceará.

Siga o Poder News no Instagram.

De acordo com a parlamentar, o projeto visa garantir acesso a benefícios sociais, priorização em filas e maior suporte nas áreas de saúde, trabalho e educação para os portadores de fibromialgia.

Juliana explica que a fibromialgia é uma doença crônica multifatorial, que causa dores intensas em todo o corpo e provoca grandes transtornos aos portadores.

“Já assinamos a autoria da Lei 18.787/2024, que altera a legislação para facilitar a identificação das pessoas com fibromialgia e garantir atendimento prioritário a esse público. A norma autoriza entidades ou associações representativas dessas pessoas a emitir carteiras de identificação com validade em todo o território estadual. Agora, queremos dar mais um passo significativo, o reconhecimento da doença como deficiência”, justifica a deputada.

Na última semana, a parlamentar apresentou uma Emenda Modificativa ao Projeto de Indicação 124/2023, que assegura a redução de quatro horas na jornada semanal para servidores públicos do Ceará, portadores de fibromialgia, para fins de avaliação ou acompanhamento médico e tratamento preventivo ou paliativo.

A emenda possibilita incluir na redução bombeiros e policiais militares.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Síndrome de Fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, sintomas de fadiga, sono não reparador, além de alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e problemas intestinais”, destaca.

Após lido em plenário, o Projeto 443 segue para as comissões técnicas da Casa.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Atletas conquistam 20 medalhas no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu Fortaleza Open
Next: RIMA acompanha inauguração da agência do INSS na CMFor
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.